Quando Somos Fracos, Somos Fortes: Izuku Midoriya e a Força de Deus em Nós
Como o protagonista de um anime de heróis pode nos ensinar a abraçar nossas limitações e confiar em Deus.
Quem nunca se sentiu incapaz, pequeno ou insuficiente diante de um desafio, ou no dia a dia? A fraqueza é comum e, às vezes, pode ser esmagadora. No entanto, há chances dessa fraqueza ser transformada em força. Como? “Com Deus, todas as coisas são possíveis” (Mt 19:26), claro. Só o Criador mesmo para conseguir tirar “leite de pedra”, e realizar a máxima reversa do “quando sou fraco, é que sou forte.” (2 Co 12:10).
Esse conceito sempre me deixou confuso, e acredito que não tenha sido o único que coçou muito a cabeça tentando entender o sentido dessa lógica divina aí. Mas, acompanhando um anime de heróis chamado My Hero Academia, percebi que a trajetória do protagonista Izuku Midoriya ilustra bem essa ideia, pois ele descobre que mesmo as maiores limitações e fraquezas podem se tornar o ponto de partida para algo extraordinário, e que seu destino era maior do que suas expectativas podiam chegar.
Na caminhada cristã, nos deparamos com a afirmação de que Deus usa nossas fraquezas para revelar Sua força. Como está escrito em 2 Coríntios 12:9: 'Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.'. Parece a ‘loucura para o mundo’ que só quem é espiritual consegue compreender? Talvez sim. Mas, gosto de refletir sobre como essa verdade é vivida tanto na ficção quanto em nossas próprias vidas.
Izuku Midoriya: O Fraco Sem Poderes Agraciado pelo Todo Poderoso
Izuku Midoriya nasceu em um mundo onde a maioria das pessoas possui superpoderes, conhecidos como "Quirks". No entanto, ele é um dos poucos que não foi agraciado com um dom. Desde pequeno, o sonho de sua vida é se tornar um herói, assim como seu ídolo, All Might, o "Símbolo da Paz". Apesar de suas limitações naturais e das lamentações dos médicos e até de sua mãe, Izuku não desiste. Ele enfrenta muito bullying durante sua infância, incluindo o desprezo de seus colegas e chega até a duvidar de seu próprio valor.
Não sei você, leitor, mas essa realidade dura e a luta interna é algo com que consigo me identificar. Claro que não com todas as características de Midoriya. Mas, a impotência diante de certas situações e a pequenez perante uma meta ou um sonho que parece inalcançável é uma verdade.
"Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir as sábias;
e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes."
1 Coríntios 1:27
Quando ele herda o poder de seu grande ídolo, All Might, Midoriya descobre que o poder de "One For All" vem com um peso significativo. Para dominá-lo, ele precisa trabalhar arduamente, enfrentando desafios físicos e emocionais. Ao receber o One For All, Izuku Midoriya está prestes a iniciar seu sonho de se tornar um herói. Mas a jornada estava apenas começando. Ter um poder não resolve todos os seus problemas. Pelo contrário, o dom vem com um peso enorme de responsabilidade. Aquela benção, tão desejada durante toda sua vida, exige um preço. Treinos exaustivos, lesões dolorosas e a constante luta contra seus próprios limites são alguns exemplos. O presente de seu mestre exige sacrifício, disciplina e, acima de tudo, humildade. E isso é basicamente a trama de toda a série, por isso o fato de ser uma “Academia de Heróis”.
Midoriya não se torna um herói da noite para o dia só porque recebeu a “graça” de All Might. Assim também é na vida cristã, quando Jesus nos convoca a seguí-Lo com a seguinte instrução:
"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." Lucas 9:23
Receber Jesus em nossa vida não é simplesmente reconhecer sua existência e seu sacrifício de maneira intelectual e emocionalmente. É negar a nossa própria vontade, nosso ego, nosso “eu acho”, nosso famoso “mimimi”, e aceitar nossa limitada capacidade como o ser mortal que somos, e confiar que Ele é quem entende das coisas e nos empodera conforme Sua vontade.
Abraçar o propósito de Deus para nossas vidas exige que Ele nos transforme, e isso demanda comprometimento de nossa parte em enfrentar os desafios da vida para nosso crescimento pessoal e espiritual. E, na maioria das vezes, isso significa sair de nossa zona de conforto.
É muita presunção nossa achar que Deus vai enfrentar (por nós!) todas as nossas batalhas, sendo que, ao analisarmos as histórias dos diversos personagens bíblicos, Ele abençoa e guia, mas coube ao indivíduo tomar a atitude de sair do comodismo ou inconformismo que se encontrava. Muitos o fizeram contra todas as probabilidades, se sentindo fracos, mas com fé que o Redentor deles iria garantir a vitória no final.
A Transformação Através da Fraqueza
Um aspecto fundamental da jornada de Midoriya rumo ao heroísmo é sua relação com a própria fraqueza. Ao invés de enxergá-la como um fardo, ele a abraça como um ponto de partida para seu crescimento. Cada erro que comete, cada momento de fracasso, é uma oportunidade para aprender, crescer e se fortalecer, conforme o poder “One for All” vai moldando sua pessoa e transformando sua vida com o passar do tempo.
2 Coríntios 12:10: "Pois, quando estou fraco, então é que sou forte."
A vulnerabilidade de Midoriya se torna um ponto-chave para dominar o poder que recebeu. É por meio dela que ele aprende a confiar em sua equipe e a valorizar o apoio dos outros, o que também nos lembra da importância da humildade e do trabalho em conjunto. Ao observar a jornada do personagem, eu identifiquei que, ao invés de se entregar à autocomiseração, ele canaliza seus medos e dúvidas para buscar soluções e superar seus limites, principalmente desenvolvendo técnicas singulares para controlar o poder do One for All. Essa determinação de Midoriya é diferente da minha própria inclinação à autocomiseração, por exemplo. O personagem se aproveita das fraquezas para traçar planos de melhora, enquanto eu, mais pessimista, acabo pendendo para a desistência. Aprendi muito com ele sobre superar os próprios limites, e confiar no poder que nos foi concedido. No meu caso, a graça de Deus.
Acompanhando a evolução do herói e a maneira que ele era aperfeiçoado em sua fraqueza, sentia como se Deus estivesse literalmente desenhando para mim o que realmente significa “minha graça te basta, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Eu nunca tomei esse versículo como se referindo à fraqueza literal do corpo, e sim ao conceito de impotência diante de alguma situação, por exemplo. E nas vezes em que me senti fraco assim, realmente é difícil reunir forças para superar o meu próprio “não consigo”. Eu pensava que Deus iria providenciar algum “suplemento espiritual” para me ajudar a sair da condição de fraco. Mas, não é assim com o Todo Poderoso. Não é uma injeção de ânimo que vai me dar forças para continuar. A fé genuína, bíblica, é o suficiente para aguentar o tranco, pois é através dela que o Espírito transforma nosso interior. Afinal, Ele é soberano sobre todas as coisas, e isso deveria fazer a ficha cair em mim.
Na famosa história bíblica, Davi era um garoto corajoso, ousado e bem convicto do Deus que servia. Quando se ofereceu para enfrentar o gigante Golias, que talvez era três vezes maior que ele, não foi confiando em sua própria força. Mas, ele foi capacitado para enfrentar Golias através do Espírito. Foi a graça de Deus quem ajudou Davi a vencer. Ele sabia quem iria derrubá-lo. Do mesmo modo, quando nos reconhecemos no papel de servos e instrumentos para ser usados por Deus, é esperado que a sua força nos reviste. É só vestindo toda nossa vulnerabilidade que o Espírito Santo vai operar em nós e por meio de nós. Deus não vai nos capacitar em nossa fraqueza se acreditarmos que podemos ser fortes o suficiente para “ajudar” Ele.
Na trama do anime, o One for All é um poder passado de geração a geração que culmina na solidificação de vários dons quando chega em Izuku Midoriya. Ele era um recipiente vazio, que nasceu sem nenhum poder e, por isso, foi o vaso perfeito para que esse poder se manifestasse com todo o esplendor. O poder de All Might transformou a vida de Midoriya por completo, não somente no quesito heroico. Essa força também transformou a pessoa que ele era, inclusive na autoconfiança, autoestima e no amor-próprio dele.
Quando nos sentimos fracos, é nesse momento que podemos experimentar o poder de Deus de maneira mais profunda. O que o One for All é para Midoriya, a graça de Deus é para nós: um poder transformador que nos capacita a viver e realizar o que parece impossível. Quando nos entregamos a Deus, Ele transforma nossas limitações em oportunidades para revelar Sua glória.
Nossas fraquezas não são um obstáculo, mas uma plataforma para que Deus atue em nossas vidas. É sempre necessário lembrar: Ele não espera que sejamos perfeitos ou sempre capazes. Quando reconhecemos o quão fraco somos, é aí que Sua Força brilha muito mais em nós, porque sempre foi e sempre será sobre Ele.